Como programas educacionais o Linux Educacional apresenta:
Agora vou apenas listar os recursos disponíveis e em voas postagens estarei descrevendo melhor alguns deles em especial os usados nos anos inicias do ensino fundamental.
1. Ambiente de programação
- Linguagem Logo (KTurtle)
- Linguagem de Programação: O Squeak é um e-toy, ou seja, um brinquedo digital.
2. Ciência
- Tabela Periódica dos Elementos (Kalzium)- É um programa que além de apresentar as informações sobre os elementos químicos, permite conhecer e explorar todos os recursos que a Tabela Periódica oferece.
3. Física
- Simulador físico interativo (Step)- É um simulador interativo de física que permite alterar qualquer propriedade dos corpos ou forças e verificar as mudanças que podem ocorrer de acordo com as leis da física, durante a experimentação.
4. Geografia
- Globo na área de trabalho (Marble)
- Planetário virtual (KStars)
- Treinamento em Geografia (KGeography), que possui uma interessante coleção de mapas interativos.
5. Idiomas
- Aprender o Alfabeto (KLettres)
- Ferramenta de referência/Estudo do Japonês (Kiten)
- Jogo da forca (KHanMan)
- Jogo da Ordenação de Letras (Kanagram)-esse software auxília na ampliação de vocábulário em português, inglês e espanhol, pois tem como característica letras embaralhadas em que o aluno deve descobrir qual a palavra. Tem diferentes níveis de dificuldade.
- Treinador de Vocabulário (Parley)
- Babbel: Este programa proporciona o aprendizado da língua escolhida de forma prática e acessível a qualquer pessoa que esteja interessada em adquirir o conhecimento de uma língua estrangeira.
6. Jogos
Este programa possibilita autonomia ao aluno e ao professor, os quais
podem trabalhar em uma relação cooperativa e contextualizada com os
conteúdos a serem trabalhados na escola.
7. Matemática
- Calculadora gráfica (KAlgebra)
- Desenho com funções matemáticas (KmPlot)
- Exercícios com frações (KBruch) - este software ajuda a entender como podemos adicionar frações utilizando frações equivalentes.
- Matemática dinâmica (GeoGebra)
- Geometria dinâmica (Kig)
- Interface para softwares matemáticos (Cantor)
- Teoria dos grafos (Rocs)
- Gerador de gráficos (Winplot)
8. Multidisciplinar
- Série educacional (Gcompris) - um conjunto de jogos educacionais para crianças que tem como característica principal a descoberta e a ludicidade onde os alunos aprendem brincando.
- Desenho (Tux Paint) - excelente software que disponibiliza ferramentas com variados recursos que possibilitam criar desafios e situações de aprendizagens dinâmicos e colaborativos como a composição de paisagens usando os diferentes carimbos e/ou desenhando suas próprias criações e composições.
9. Português
- Jogo Simon Diz (Blinken)- É um jogo de memória eletrônico dos anos de 1970. Em sua tela principal há 4 botões coloridos que ao serem acendidos produzem um som. A pessoa interage com o programa repetindo a sequencia apresentada.
- Treinador de vocabulário (KWordQuiz) - É um jogo de palavras, o qual pode ser considerado interdisciplinar. Há diversas possibilidades de sua utilização, por exemplo, em Língua Portuguesa, trabalhar as habilidades de Semântica e Sintaxe, como a análise morfológica (substantivo, adjetivos, numerais etc.) e análise sintática (sujeito e predicado).
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